Como economizar água e dinheiro

Vazamento de água

Hidrômetro e relógio de água

Como economizar água e dinheiro

Troque ducha por chuveiro!

Em 15 minutos, um banho de ducha de alta pressão consome 135 litros de água, sendo que um chuveiro elétrico, economiza, em média, 30%.

Não lave o carro com mangueira!

Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde.

Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Mude o sistema de descarga!

Quando acionada, a válvula de descarga despeja entre 10 e 30 litros de água, já a caixa acoplada consome de 4 e 24 litros.

Não limpe a calçada com esguicho!

Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos, quem quiser varrer a calçada deve optar por uma vassoura.

Banho

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água numa casa e 243 litros no apartamento.

Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros em casa e 81 litros no apartamento.

Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa)/243 litros (apartamento).

Fazendo a barba

Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.

Escovando os dentes

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa)/79 litros (apartamento). Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.

Lavar o rosto

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar.

O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.

Medidas práticas para gastar somente 20 litros na cozinha

Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa)/243 litros (apartamento). Medidas práticas para gastar somente 20 litros:

1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.

Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios.

Lavando roupa

Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento).

Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada.

Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?

© Hidro ABC | Mapa do Site

E-MAIL:
contato@desentupidorahidroabc.com.br

 
 

Glossário e mais informações - ( EXIBIR GLOSSÁRIO )

Arriamento de tubulação – Arriamento de tubulação é um ponto da tubulação danificado por objetos como raízes de árvores, concreto ou tijolos, que com a força de seu peso esmaga o cano rompendo parcialmente ou totalmente a luz do tubo, comprometendo seu funcionamento.

Arriamento de manilha – Arriamento de manilha é um ponto da manilha que cedeu devido ao peso do chão ou raízes de árvores, que se encontra sobre ela. Rompendo parcialmente ou totalmente a luz do tubo, comprometendo seu funcionamento.

Caça vazamentos – Caça vazamentos é um serviço onde detecta pontos dentro do encanamento que estão danificados, deixando com que a água infiltre no solo ou na parede do local. As infiltrações podem estar ligadas a entupimento. Quando o ponto da infiltração está próximo a um ponto de entupimento, geralmente ao resolver a obstrução, automaticamente a infiltração desaparece.

CADRI – CADRI é um certificado de aprovação para destinação de resíduos industriais ou resíduos de interesse ambiental. Para se obter o CADRI é necessário entrar em contato com a SABESP ou com a CETESB. O certificado é obtido de maneira pratica e possibilita que os resíduos provenientes sejam descartados em Estações de tratamento, evitando que sejam despejados em locais impróprios e prejudiquem o meio ambiente.

Caixa d'água – Caixa d`água é um recipiente para armazenar água, em geral água potável para casas, indústrias, prédios, hospitais, comércios e outros. A caixa d`água é colocada em local mais elevado e a distribuição da água se faz por gravidade na maioria das vezes.

Caixa de gordura – Caixa de gordura é um reservatório usado para decantar a gordura proveniente do esgoto vindo de grandes refeitórios ou de cozinhas de restaurantes. Posteriormente é retirada a gordura nela decantada e levada para uma Estação de tratamento de efluentes, evitando que essa gordura vá para o meio ambiente e dificulte o tratamento da água.

Caixa de inspeção – Caixa de inspeção é um pequeno reservatório feitos para receber os pontos principais de esgoto de uma propriedade residencial, comercial ou industrial. Geralmente são feitas no mínimo 3 caixas de inspeção na rede de esgoto de um local, a primeira recebe os resíduos e a água servida da lavanderia e cozinha, a segunda recebe os resíduos e a água servida dos banheiros e a terceira recebe o esgoto das duas primeiras caixas. As caixas de inspeção servem de modo geral para inspecionar qual o trecho da rede de esgoto do local está obstruída no caso de um entupimento, pois a caixa anterior ao trecho permanecerá cheia de água devido à obstrução deste trecho.

Cano – Cano é um cilindro oco para transportar fluídos ou gases. Podem ser de cobre, ferro galvanizado, ferro fundido, PVC ou de outros materiais.

CETESB – CETESB é o órgão responsável por licenciamentos ambientais e monitoramento de todos assuntos ligados ao meio ambiente.

Coletora – Coletora é um tubo de PVC ou às vezes de ferro que coleta a água do esgoto ou a água pluvial proveniente da plumada de um prédio. A coletora geralmente tem de 6 à 8 polegadas.

DAE São Caetano do Sul – DAE São Caetano do Sul é o departamento de água e esgoto de São Caetano do Sul, responsável pela captação e tratamento de todo o esgoto de São Caetano do Sul e distribuição de água.

Desentupidora – Desentupidora é uma empresa especializada em desobstruções de encanamentos de pias, ralos, tanques, calhas, vasos sanitários, águas pluviais, rede de esgoto, plumadas e coletoras de prédios, galerias industriais, usando equipamentos específicos como hidrojateamento, limpa-fossa, sistema rotor-sistem e muitos outros.

Desentupimento – Desentupimento é o serviço que promove a limpeza de tubulações obstruídas, de maneira prática, sem ter que quebrar ou substituir o encanamento. As técnicas para desentupimento variam de acordo com o ramal que está entupido, pois os diâmetros e as extensões das tubulações dependem de sua finalidade.

Drenagem – Drenagem é a retirada da água ou liquido similar por sucção mecanizada ou manual em região inundada.

Encanador – O encanador é um profissional especializado em fazer ou consertar as tubulações de um imóvel.

Esgotamento com sistema de Auto Vácuo – Esgotamento com sistema de Auto-vácuo é a retirada de resíduos com auxilio de bomba à vácuo, conhecido como caminhão de limpa fossa, que suga tudo o que se encontra no local à ser limpo, como caixa de gordura, caixa de decantação, poços de visita, fossa séptica e negra, áreas inundadas, reservatórios de resíduos industriais (indústrias químicas, alimentícias, têxteis, petroquímicas, frigoríficas de reciclagem, etc.).

Espaço confinado – Conforme a Nr 33, Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua; que possua meios limitados de entrada e saída; cuja ventilaçao existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimeto de oxigênio. Nos trabalhos em áreas confinadas são uma das maiores causas de acidentes graves em funcionários. Seja por ocorrência de explosão, por incêndio ou asfixia, estes acidentes em muitos casos têm conseqüências fatais. Por isso o trabalho realizado em espaço confinado deve ser feito por uma equipe treinada e com certificado de conclusão do curso da NR 33, providas de todos os cuidados e EPI´s necessários.

ETE – ETE significa Estação de tratamento de esgoto. Esse local recebe resíduos industriais, residenciais, comerciais trazidos por caminhões limpa fossa, para posterior tratamento.

Ficha de remessa de efluentes – A ficha de remessa de efluentes é um formulário preenchido com os dados da empresa geradora dos resíduos e da transportadora, nela encontrasse também o nome da Estação de tratamento onde se descartará os resíduos, que poderá ser na ETE Piqueri, ETE Suzano, entre outras.

Fossas sépticas – Fossa séptica é um reservatório subterrâneo usado para conter resíduos e água servida, proveniente do esgoto de um imóvel que pode ser industrial, residencial, comercial, hospitalar, entre outros.

Hidrojateamento – Hidrojateamento é um jato de água impulsionado por uma bomba, que pode ser direcionado através do acoplamento de uma pistola especifica para limpeza de equipamentos industriais ou superfícies, ou então, também pode ser acoplado a um torpedo para limpeza e saneamento de tubulações e galerias. A potência do hidrojato pode ser de alta-pressão, média-pressão ou baixa-pressão.

Inundações – Inundação é uma área indevidamente cheia de água de chuva ou líquidos similares. Limpeza técnica com sistema de Alta Pressão – Limpeza técnica com sistema de Alta Pressão é a retirada de resíduos com jato de água impulsionado pela força de uma bomba super potente, conhecido como hidrojateamento ou hidrojato, limpando superfícies, reservatórios, tubulações e equipamentos industriais de todos os campos.

Manilha de barro – Manilha de barro é um tubo cilíndrico de extensões e diâmetros variáveis usados antigamente para construção de encanamentos de águas pluviais e de esgoto, atualmente são substituídos por canos de PVC, por serem mais resistentes e terem uma duração muito maior.

Meio ambiente – Meio ambiente comumente chamado de ambiente, é um local que envolve todas as coisas vivas e não vivas da Terra.

Plumada – Plumada, também conhecida como Coluna, é um tubo de PVC ou às vezes de ferro usada para coleta o esgoto ou a água de chuva proveniente dos apartamentos de um prédio. Usa-se uma plumada para o esgoto da área de serviço, uma para a pia de cozinha, uma para cada banheiro e uma para a água pluvial das sacadas e da calha. Geralmente para a construção de uma plumada é usado tubo de PVC de 4 à 6 polegadas. Poço – Poço é um reservatório subterrâneo construído de modo geral para armazenamento de água potável, proveniente de fonte mineral.

Rede de esgoto – Rede de esgoto é a tubulação que coleta o esgoto proveniente dos principais pontos de saída de esgoto de um imóvel. A rede de esgoto é composta por caixas de inspeção, que são construídas em cada saída principal de esgoto de um imóvel, e são ligadas por tubos de PVC que transportam o esgoto até a galeria de esgoto da rua.

Rede de águas pluviais – Rede de águas pluviais é a tubulação que coleta a água proveniente da chuva ou da lavagem das áreas comuns e de pátios de um imóvel. Esta água é cheia de areia e terra e não deve ser ligada a rede de esgoto do imóvel, pois essa água deve ir para a rua e posteriormente rios.

Rotor Sistem ou Sistema de Rotor – Roto Sistem ou Sistema de Rotor é um equipamento de rotação em alta velocidade, que ao rotacionar, direciona cabos de aço flexíveis e ponteiras especificas para cada tipo de obstrução e limpa as tubulações de diâmetro de ¾ à 10 polegadas à distância de até 70 metros de comprimento, dependendo do seu modelo.

SABESP – SABESP é o órgão responsável pela captação e tratamento do esgoto e pela distribuição da água.

SANED – SANED é a companhia de saneamento de água de Diadema, responsável pela captação e tratamento do esgoto e distribuição de água na região.

SEMASA – SEMASA é o serviço municipal de saneamento de santo André, responsável por parte da captação e tratamento do esgoto e pela distribuição da água no município de santo André.

Serviço de altura – Serviços em altura são serviços onde há risco de queda de trabalhadores, necessitando equipamento de proteção individual, como por exemplo, cinturões de segurança do tipo pára-quedista com talabarte e diversas adaptações para evitar acidentes. Sucção e transporte de resíduos – Sucção e transporte de resíduos é um serviço feito através de um caminhão auto-vácuo que suga fossas, reservatórios, áreas inundadas, transportando os resíduos sugados para despejar em um local apropriado posteriormente.

Tubulação – Tubulação refere-se ao conjunto de canos que forma uma rede para escoar líquidos ou gases. Neste site refere-se aos canos e dispositivos das redes internas de esgoto ou de água pluvial.

Técnico de desentupimento – Técnico de desentupimento, também conhecido como desentupidor, é um profissional especializado em detectar e desobstruir um entupimento em qualquer tubulação. O técnico de desentupimento é responsável por orientar o cliente, de acordo com o ramal obstruído. Ele indicará como deverá ser procedido, da forma mais segura e prática existente.